terça-feira, 18 de julho de 2017

Pesquisadores PhDs de Cambridge e Bristol dedicam capítulo de livro às obras pós-humanistas do Ciberpajé Edgar Franco.


Meus amigos, acaba de ser lançado na Inglaterra o livro "Posthumanism and the Graphic Novel in Latin America". A obra é de autoria de pesquisadores PhDs das Universidades de Bristol & Cambridge, dois dos maiores centros de pesquisa do planeta, e analisa o fenômeno pós-humano em quadrinhos criados no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e México. Os autores Edward King e Joanna Page dedicaram um dos capítulos do livro às minhas obras, focando na análise de produções artísticas transmídia do universo ficcional da "Aurora Pós-humana", dando especial destaque para o álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga - parceria minha com o renomado quadrinhista Mozart Couto, com duas edições lançadas pela Editora UFG -, e também para as criações em música eletrônica e as performances cíbridas do Posthuman Tantra, mas trataram brevemente de outras obras como as HQtrônicas e a revista Artlectos e Pós-humanos (Editora Marca de Fantasia).
O capítulo que analisa as minhas obras é o sétimo, ele foi intitulado "Intermediality and Graphic Novel as a Performance". Os pesquisadores avaliam com propriedade e densidade a concepção de pós-humanismo na minha poética e ideário, detalhando aspectos das paisagens visuais e sonoras de minhas obras, e destacam a FC ciberxamânica proposta por mim como algo originalmente latino-americano, fazendo um paralelo com o movimento da FC africana conhecido como Afrofuturismo. Os autores do livro pediram permissão a mim e Couto para utilizarem na capa da obra uma das artes do álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga. Saiba mais e baixe o livro completo em versão e-book no link: https://ciberpaje.blogspot.com.br/2017/07/pesquisadores-phds-de-cambridge-e.html

Nenhum comentário: