terça-feira, 30 de maio de 2017

Lançamento - HQ - Zé da Luz - Editora Patmos


Nascido em Itabaiana, Severino de Andrade Silva tornou-se nacionalmente conhecido como Zé da Luz devido ao sucesso alcançado pelo primeiro livro que assinou com esse pseudônimo: Brasil Caboclo, editado em 1936 e que já teve mais de uma dezena de reedições. É um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil há mais de 80 anos. Para estudiosos do assunto, as tiragens e vendagens da obra de Zé da Luz só podem ser comparadas aos números obtidos por outro mestre do gênero, Catulo da Paixão Cearense, em quem o poeta paraibano confessadamente se inspirou.

A Patmos Editora toma como exemplo da popularidade de Zé da Luz o fato de que a sexta edição de Brasil Caboclo, lançada em 1960 pela extinta editora Acauã, que tinha entre seus sócios o jornalista Carlos Roberto de Oliveira (os outros eram Gonzaga Rodrigues e Natanael Alves), alcançou um total de vendas até hoje não atingido por qualquer outro título da empresa. Carlos Roberto, fundador da Patmos, esteve à frente da editora até a morte prematura que surpreendeu seus colaboradores e amigos em outubro do ano passado. A edição em HQ de Zé da Luz foi um projeto que mereceu especial carinho de sua parte. 

Autor do roteiro do novo título da coleção Primeira Leitura, Jairo César (as ilustrações são de Américo Filho) diz na apresentação que Zé da Luz em Quadrinhos foi tratado com muito zelo e cuidado pela editora. “Escrever a biografia em quadrinhos de um homem tão único não foi tarefa fácil”, reconhece, mas estima que os leitores “serão iluminados com a luz dos versos deste genuíno poeta popular paraibano”.

OPINIÕES SOBRE ZÉ DA LUZ 
“As cenas da vida rural descritas por Zé da Luz possuem a verdade que vai além das aparências e nem por isso perdem como registro de costumes e tradições. O poeta é um repórter do meio, um folclorista documentando a cultura do seu povo, através de um crivo muito pessoal, de uma sensibilidade de artista.”

Altimar Pimentel, escritor  “Não há nada de falso, de artificial, de literário nos versos de Zé da Luz. Brasil Caboclo é um livro de carne e osso. Um livro que vive. Um livro humano. No ano da graça de 1936, Zé da Luz revelou ao Brasil toda a alma do Sertão.”

Eudes Barros, jornalista “Zé da Luz veio de mudança para o Rio e por muitos anos ganhou a vida cortando roupas para O Pavilhão, casa vizinha da Livraria José Olympio, ‘rendez-vous’ de figuras ilustres das letras nacionais. Todava, o alfaiate-cortador continuou poeta, e a saudade da sua Paraíba, ainda mais da sua Itabaiana, veio desovando Versos que confirmam o juízo de José Lins do Rego, para quem Zé da Luz é cantador tão autêntico como as patativas de Mamanguape, os curiós de Gramame, as cigarras de Areia.”

Manuel Bandeira, poeta
“existia e existe no nordeste uma poesia ao natural, criada pelos repentistas ao som da viola. criada sem artifícios, está presente no livro Brasil Caboclo, que me veio de Campina Grande, Paraíba – a Campina de minhas doces recordações da infância –, de autoria de Silva Andrade (Zé da Luz), aedo de alpercatas, gibão e chapéu de couro. Livro estuante de coisas que cheiram a sertão brabo.”
Mário Melo, poeta.

VERSOS LUMINOSOS
Zé da Luz foi um fenômeno da poesia popular do Nordeste brasileiro que se transformou em fenômeno editorial na região e no país, só comparável, no gênero, ao de Catulo da Paixão Cearense. Neste autor, aliás, o poeta paraibano confessadamente se inspirou para criar seus versos de sabor matuto. Só para exemplificar: a 6ª edição do seu livro mais famoso – Brasil Caboclo – publicada na década de 1960 pela Acauã, ainda hoje é recordista de vendas da extinta editora, que tinha como um dos sócios o editor fundador da Patmos, Carlos Roberto de Oliveira. Coube, aliás, ao saudoso Carlos Roberto a iniciativa de incluir Zé da Luz entre os personagens que compõem a galeria de notáveis retratados na coleção Primeira Leitura. Os livros se destinam a preservar, em forma de Histórias em Quadrinhos (HQs), a memória de personalidades que se destacaram na vida política, social, econômica e cultural de seus estados. Com o presente título, a coleção chega ao seu 16º volume, prestigiada por educadores que compreenderam a importância da linguagem de HQ como ferramenta pedagógica e o alcance do projeto editorial da Patmos para valorização do patrimônio histórico e cultural.
Nesta edição, o leitor vai acompanhar, de forma descontraída, a trajetória de vida e os caminhos que Zé da Luz percorreu, com seu gênio e sua verve, para produzir uma obra de valor inestimável para a literatura popular nordestina. Depoimentos e manifestações de luminares como José Lins do Rego e Manuel Bandeira despertam ainda mais o interesse do leitor pela fascinante leitura que terá a seguir. Fiat lux!

Sobre o Press Release. Fonte: ZineBrasil

Nenhum comentário: