terça-feira, 31 de maio de 2011

Sarau Literário na Biblioteca Comunitária - Itu - SP


| ITU-SP | Neste sábado, 4 de junho, o Ponto de Leitura de Itu - Biblioteca Comunitária prof. Waldir de Souza Lima - realizará o VERBALIZE!, um Sarau Literário e Musical. O evento terá início às 19 horas e é gratuito e livre para todas as idades. Haverá apresentações musicais e recitais livres de poesia, inclusive com a participação do público. A ideia é mostrar que um Sarau não é necessariamente um evento feito pela e para a elite, e sim um local de troca de conhecimentos e experiências de pessoas das mais diversas idades e classes sociais. Através da variedade de poemas e canções apresentadas, pode-se ter uma visão da diversidade da cultura brasileira. Quem desejar apresentar algum poema ou música é só se dirigir ao local do evento. Não há necessidade de inscrição. O participante pode levar um ou mais textos pré-selecionados ou escolher no acervo literário da biblioteca, que contempla autores clássicos e modernos. A Biblioteca Comunitária fica na rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu. Mais informações pelo telefone (11) 8110.3598. Visite o site: www.bibliotecacomunitaria.wordpress.com. EMT - Divulgação

Natal passa a integrar o Circuito Potiguar do Livro

O Circuito Potiguar do Livro ganha a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, que será realizada no período de 17 a 22 de outubro, no Centro de Convenções. A FLIQ vem somar-se à Feira do Livro de Mossoró, Feira do Livro do Seridó e a Jornada Literária de Macau. São eventos anuais já consolidados e que têm como objetivo maior estimular à leitura e difundir a produção literária. A expectativa da FLIQ é atrair um público superior a 60 mil pessoas.

Serão seis dias de inúmeras atrações para o público. A programação é extensa e variada, repleta de oficinas (16 em HQ e 2 em animação); mesas diárias de debate e bate papos com autores locais e nacionais, desenhistas e ilustradores; leituras de obras; café literário; lançamento de livros e ainda espaço para sebos, livreiros e editoras. Haverá ainda espaço para os cosplayers (pessoas que se vestem e agem como personagens de HQ), jogos de RPG e os Festivais de Animação (categoria estudante e livre) e o de História em Quadrinhos, com premiações e apresentação das obras vencedoras.

“Estamos apostando muito na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. O último grande evento literário que aconteceu na capital foi a Bienal, em 2007”, afirmou o jornalista Osni Damásio, um dos Coordenadores do Circuito Potiguar do Livro. Ele destacou também a participação dos alunos das escolas públicas. “ Nas edições anteriores das Feiras do Livro de Mossoró e Caicó, o Governo do Estado participou com o Cheque Livro. Já estamos negociando com o Governo. A expectativa é que no Circuito sejam atendidas 718 escolas, beneficiando com a compra de livros 310 mil alunos e 13 mil professores “, afirmou Osni.

Em sua 7ª edição e já consolidada como o maior evento literário do Estado e um dos principais do Nordeste brasileiro, a Feira do Livro de Mossoró cresceu muito desde sua primeira edição, em 2005. Na Feira acontece os Prêmios de Literatura de Cordel e o de Contos, ambos com o objetivo de incentivar a autoria de obras literárias e o surgimento de talentos entre a população do RN, cada qual na sua categoria literária. Ainda com o mesmo mote, a feira aproxima os leitores de consagrados autores locais e nacionais, através de uma rica programação de bate-papos e palestras. A edição deste ano vai acontecer de 09 a 14 de agosto, na Estação das Artes.

Já a 3ª edição a Feira do Livro do Seridó acontecerá no mês de setembro e visa disseminar a cultura do livro para os sete municípios desta importante região do Rio Grande do Norte. Com aproximadamente 20 mil visitantes por edição, a Feira do Livro do Seridó é uma iniciativa que colabora de forma efetiva na formação de milhares de crianças em idade escolar e na inclusão cultural de centenas de pessoas, que se encontram distante dos grandes centros culturais do país.

A II Jornada Literária de Macau está marcada para os dias 9 e 10 de novembro. A primeira edição superou todas as expectativas dos participantes, convidados e organizadores. Fonte: Tribuna do Norte. Visto no site: http://zinebrasil.wordpress.com/

Lançamento - Crânio # 22

Saindo Mais uma edição do Fanzine do CRÂNIO. Na edição anterior estreamos a seção "O BAÚ DO CRÂNIO que foi muito bem recebida pelos leitores que acompanham o fanzine regularmente. Por isso dedicamos essa edição a seção trazendo duas HQs. A primeira "PROJETO POWER" na arte do David Silva é cronologicamente anterior a HQ publicada na edição #13 pois,foi nessa HQ que o grupo foi apresentado no universo das histórias do CRÂNIO. A Segunda HQ " O CAPTOR" na arte do Gilberto Borba é na verdade uma versão bem resumida de outra ainda inédita também na arte do Borba. A capa desta edição é do Rodrigo Fernandes. Edição #22 - 24 paginas - Xerox P&B - Formato A5 - R$ 5,00 (Porte incluso). Pedidos diretamente comigo pelo E -Mail: fscranio20@yahoo.com.br. Brevemente também à venda na Bodega do léo. EMT - Divulgação

Lançamento - Lorde Kramus # 03 - Universo Editora

Nessa edição, a revista apresenta quatro histórias.

A Sacerdotisa - Roteiro de Gil Mendes e desenhos de Allan Goldman
Sinopse: Lorde Kramus é contratado para ajudar no rapto de uma sacerdotisa que estava prestes a se casar com um poderoso Deus da Era Primordial. Em consequência disso, ele é amaldiçoado e perseguido pelos servos do Deus dos Mortos e terá que enfrentar grandes perigos para sair em busca de uma cura. Essa hq apresenta o conceituado artista Allan Goldman na sua estréia ilustrando histórias com o guerreiro Primordial.
A Batalha do Forte Kelobo
Roteiro de Gil Mendes com desenhos de Jader Corrêa e arte final de Matias Streb.
Sinopse: Nesta história Lorde Kramus serve como mercenário em um forte que é atacado por hordas de conquistadores Gragons, e para sobreviver, além de lutar numa batalha contra esse exército conquistador, ele terá de desbaratar uma conspiração que visa derrubar um veterano general comandante do forte.
O Skorpkron - Roteiro de Gil Mendes e desenhos de Flávio Rodrigues
Sinopse: Quarta história da série Primórdios que narra fatos do passado de Lorde Kramus, mostra-o aqui num momento de trinamento enfrentando um demônio que envenena suas vítimas e as enterra para só depois devorá-las.
A Ilha Bagshi - Roteiro de Gil Mendes e desenhos de Kleber Lyra e Flávio Rodrigues
Sinopse: A Ilha dos Bagshis, povo selvagem que adotou Lorde Kramus, é alvo de Sátiros Invasores e é nesse momento da vida que nosso protagonista descobre sobre o assassinato de seus pais e a queda e escravisação de seu povo no grande continente, para onde, depois de ajudar na batalha contra os Sátiros, seu coração o guia para uma viagem além mar. A Ilha Bagshi é a penúltima história da série Primórdios.
Maiores informações e vendas: www.bodegadoleo.com. EMT - Divulgação

Lançamento - Pra voar mais alto - Flavia Cortes

O Lançamento do livro de Flávia Cortes será no dia 9 de junho, no Salão do Livro do Rio de Janeiro. Maiores informações e texto completo no site: http://www.flaviacortes.blogspot.com/. EMT - Divulgação

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lançamento - De patas, penas e escamas

Autora: Malô Carvalho - Ilustração: Suzete Armani

Sinopse - Esta coleção tem como objetivo provocar situações de análise e reflexão sobre valores e atitudes fundamentais para a formação da criança, que começa a construir seus princípios éticos e morais a partir dos primeiros anos de vida.
A ideia é trabalhar com temáticas sociais – como os direitos das crianças, dos professores, dos portadores de necessidades especiais, entre outros –, propondo modelos e situações cotidianas do processo de socialização de forma lúdica e divertida.
Neste De patas, penas e escamas, queremos chamar a atenção da criança para os direitos dos animais
.
Maiores informações e vendas: http://www.autenticaeditora.com.br. EMT - Divulgação

Salve o Dia da Animação!


Navegantes,

Esta é uma informação extremamente importante e que afeta grande parte do andamento do - provavelmente - maior evento simultâneo de audiovisual do país: o Dia Internacional da Animação. Abaixo segue a carta que a ABCA enviou aos colaboradores. E fica o pedido para os leitores e apreciadores de animação em escrever em seus Facebooks e Twitters a seguinte frase:

Queremos o @Diadanimacao, Ministério da Cultura (@CulturaGovBr), Petrobras (@blogpetrobras). Porque desenho animado não é só para criança...

O Dia Internacional da Animação acontece há 7 anos chegando em 2011 na sua 8º edição, contando com a participação a cada ano de mais de 400 cidades abrangendo todos os estados brasileiros e em mais de 50 países. O evento sempre teve entrada franca em todas as suas atividades sejam elas oficinas, debates e mostras: nacional, internacional, infantil, deficientes visuais, portadores de síndrome de down e autismo, e deficientes auditivos. Este ano infelizmente ainda não obtivemos patrocínio para realização do DIA, o que compromete sua realização.
Nas edições de 2009 e 2010 contamos com o patrocínio da Petrobras para realização do evento e nos outros anos com o apoio do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura. Para nossa surpresa não fomos contemplados pelo Programa Petrobras Cultural 2011 fato que está comprometendo todo o cronograma de produção e a execução do projeto. Também neste ano com as mudanças na LDO foi vedada a realização de convênios para eventos entre Ministério da Cultura e entidades privadas, o que restringiu as nossas alternativas para produção do Dia Internacional da Animação 2011 já que ele tem caráter de mostra e abrange todo o território nacional. Para piorar a situação contamos com mais de duzentas solicitações de novas cidades querendo participar também do evento, fato que é totalmente inviável, pois não temos verba nenhuma nem para a realização do DIA nos municípios que já participam.
O DIA busca contribuir para integração cultural em todas as regiões do país mobilizando diversas comunidades, facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. A realização deste evento só tem sido possível graças ao apoio e a participação da população, de centros culturais, de prefeituras, de diversas entidades como: CNC - Conselho Nacional de Cineclubes, FICC – Federação Internacional de Cineclubes, ABD Nacional – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, Fórum dos Festivais, CBC Congresso Brasileiro de Cinema, ASIFA Associação Internacional do Filme de Animação e também de produtores culturais, de cineclubes, de pontos de cultura, APAEs, de emissoras de televisão, além de diversos veículos de comunicação das mais variadas mídias. Fonte:
http://www.papodebudega.com/

Marcio Baraldi prepara dois novos livros

O cartunista Marcio Baraldi já está finalizando seu novo livro:"RAP DEZ, o primeiro personagem rapper dos Quadrinhos". Trata-se de uma coletânea do seu personagem que é publicado há oito anos na revista Viração, uma publicação mensal para adolescentes com linha editorial politizada e militante. Mais que uma simples revista, a Viração é um projeto social, com apoio do Ministério da Cultura, da Unicef e da Unesco e conta com a participação direta de jovens secundaristas e universitários na sua pauta e produção. Além de Baraldi, a revista conta com grandes ilustradores comoNatália Forcat, Lentini, Marcelo Rampazzo e o mestre Novaes. Baraldi criou o personagem Rap Dez para a revista desde sua fundação em 2003 e logo ele se tornou o mascote da revista, sendo o primeirissimo personagem rapper a surgir nos quadrinhos mundiais. Suas histórias são todas narradas em versos rimados, como um rap de verdade, sempre retratando temas politizados de interesse da juventude, tudo com o bom humor e energia positiva típicos do Baraldi.

O livro segue o padrão dos outros publicados pelo cartunista, com 52 páginas coloridas em couché, capa plastificada e traz prefácios de Paulo Lima (editor da Viração) e do rapper Rapin Hood, além de depoimentos de vários artistas e duas caricaturas do Baraldi feitas pelos mestres da HQB Osvaldo Talo e Fernando Ikoma. O livro tem previsão de lançamento para o segundo semestre do ano.

Além disso, Baraldi também está prepara um livro comemorativo dos 20 anos de seu personagem Euriko, que é publicado nos jornais do Sindicato dos Bancários de SP, desde os anos 90. O livro trará uma coletânea com as melhores charges do personagem nestas duas décadas e deverá ser oferecido como um presente aos sócios do Sindicato. Para conhecer o personagem Rap Dez clique aqui e para conhecer o Euriko aqui. Fonte: www.bigorna.net

Lançamento - Cabeça Oca - Jogos

Novidades no mundo do Cabeça Oca. Em breve, será lançado o primeiro jogo da Turminha. É o "Bebê Cores - Aprendendo as Cores", direcionado para a turminha que está aprendendo as coisas. É um jogo simples e divertido, estrelado pela Mariana. A estreia da turminha não fica só no terreno tupiniquim. O jogo terá versão em inglês: Baby Colors. Os dois serão lançados simultâneamente e estarão à venda nas lojas da Apple Store no mundo todo por R$ 0,99. Voltado para iPhone e iPad, o game foi desenvolvido por Edson Pieczarka -um velho amigo - Técnico em TI. Maiores informações: http://blogdocabecaoca.blogspot.com/. EMT – Divulgação

Livro conta a trajetória dos super-heróis das HQs no cinema

A editora Évora lançou, com seu selo Generale, um livro que conta sobre as adaptações de heróis dos quadrinhos para o cinema. Na capa, destaque para os blockbusters de 2011: Thor, Capitão América, Lanterna Verde e Conan. Com texto de Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes, o livro Quadrinhos no Cinema – O Guia Completo dos Super-Heróis traz 164 curiosidades para os fâs e colecionadores se deliciarem. O livro tem 240 páginas e já está sendo distribuído nas grandes livrarias e sites de vendas ao preço de R$ 59,90. Publicado no: www.bigorna.net

sábado, 28 de maio de 2011

Caricatura

Caricatura do Cartunista e Escritor Moacir Torres feita pelo desenhista Xavi.

Lançamento - Apache # 6

O mestre da HQ nacional Tony Fernandes é um dos maiores batalhadores da HQB de todos os tempos e continua na briga pra botar gibi nacional nas bancas brasileiras. O desenhista-roteirista-editor acaba de lançar o sexto número de sua personagem Apache, uma índia popozuda pra lá de invocada e armada até os dentes.A revista é mais um projeto da editora paulista "As Américas", que vem investindo no Quadrinho nacional com frequência e segundo seu editor Marco Faceto: "Nosso objetivo é manter esta série de HQ a preço popular. Resgatar os leitores que fugiram, literalmente, das bancas devido aos preços abusivos. Com Apache estamos conseguindo atrair novamente esses leitores".

Além da conclusão da história "Entre o Céu e o Inferno" estrelada porApache, a edição também traz a estréia da série "Springville",criada pelo quadrinhista Alberto Jorge de Almeida Lima (Beto), excelente desenhista que já tinha trabalhado com Tony anteriormente nas séries "Fantastic Man", "Fantasma Negro" e "Guerreiro Ninja".

O gênero faroeste sempre foi muito apreciado no Brasil, sendo este,depois da Itália, o maior país consumidor dos cowboys Tex,Ken Parker e Zagor, todos gibis tradicionalíssimos da editora italianaBonelli. Tex ,por exemplo, é publicado ininterruptamente no Brasil há mais de 50 anos.

O Brasil também já teve vários personagens de faroeste como Jerônimo (Edmundo Rodrigues),Juvêncio(Reinaldo Santos), Jackal (de Mozart Couto), Katy Apache (Claudio Seto), Chet (Wilde e Watson Portela),todos ótimos quadrinhos que apesar da qualidade nao duraram muito tempo.Culpa de algum mistério insondável que recobre o Quadrinho brasileiro desde sempre,condenando-o ao fracasso e a derrota contínua.Derrota , aliás ,não apenas da HQB mas de toda a cultura brasileira e da nação em si,que vive subjugada pela cultura estrangeira, tal qual índio que entrega seu ouro em troca de espelhinhos fuleiros do homem branco.

Defenda nosso ouro, Apache. E meta bala sem dó! Apache nº 6 está em todas as bancas, tem 34 páginas coloridas e custa R$4,90. Maiores informações no blog do Tony.Fonte e texto: www.bigorna.net. EMT - Divulgação

Lançamento - Espectra - Editora Literata

"O resto é silêncio." Hamlet . Willian Shakespeare

Há séculos eles são vistos pelos homens. Transitórios ou persistentes, amigáveis ou vingativos. Entre luz e trevas, eles habitam o limbo. Deslizam pelo mundo, às vezes sem mostrar a forma, mas denunciando sua presença aos incautos que por perto estiverem. E o primeiro sinal é o arrepio do frio medo que percorre a nuca... Quem os viu conhece a sensação. Quem os desconhece... Não imaginam a sorte que têm... Entre as paredes dos antigos casarões, cruzando lápides acinzentadas nos cemitérios, respondendo a tábua ouija ou atendendo ao chamado frente a um espelho, os espectros dos mortos dividem a mesma dimensão com os vivos. E vez ou outra o contato é inevitável...Você tem medo de fantasmas? Cuidado com o que for responder... A Editora Literata apresenta ESPECTRA, antologia de contos sobrenaturais de fantasmas e assombrações organizada por Georgette Silen, com prefácio de Simone Marquies (Série Paganus, Crônicas do Reino do Portal e Agridoce) e tendo Adriano Siqueira (Amor Vampiro) como autor convidado. São 31 autores escrevendo sobre o assunto, entre eles o roteirista de quadrinhos Gian Danton (Manticore), que colabora com o conto "Lembranças de sangue". O livro pode ser comprado no site da editora: http://www.editoraliterata.com.br/todas_as_obras.html. EMT - Divulgação

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Concurso para Bolsas de Estudos de HQ na Quanta


A Quanta Academia de Artes e a revista Zupi estão promovendo a terceira edição do Concurso para Bolsas de Estudo Integrais. São sete bolsas, sendo três para o Curso de Desenho e uma para os de Ilustração, Técnicas de Pintura, Ilustração Digital e Histórias em Quadrinhos. O prazo para envio de desenhos e páginas de quadrinhos vai até 15 de julho.
Os candidatos deverão enviar suas páginas e ilustrações de teste por e-mail segundo um regulamento detalhado que pode ser conferido aqui. Fonte: BIGORNA. EMT - Divulgação

Crânio, Lobo e Magno juntos na Prismarte 56

Você, que se acostumou aos crossovers nos comics norte-americanos, irá acompanhar uma aventura inusitada de três importantes personagens dos quadrinhos nacionais nas páginas da Prismarte 56. Luga, criador do emblemático guerrilheiro Lôbo, quadrinista de larga experiência, uniu o misterioso alienígena Crânio, criado pelo potiguar Francinildo Sena, Magno, numa aventura no cartão postal brasileiro, o Rio de Janeiro. Mas não pense que vai ler um passeio turístico desses três personagens na “Cidade Maravilhosa”. O Cristo Redentor serve como mirante para uma cidade futuristica pós-apocalíptca. Lôbo, Crânio e Magno tem que defender o Arco da Lapa dos rapinantes, grupo de guerrilheiros sanguinários, movidos pela ganância de dominar os povos que tentam sobreviver em mundo sem perspectiva. O criador, roteirista e desenhista, Luga, já foi entrevistado pela PADA e teve uma história publicada na edição 44, da Prismarte de 2007. E na edição 55, Prismarte faroeste, de janeiro de 2011, publicamos David (edições disponíveis para venda). Aguarde, leitor, porque nesse ano de 2011 ainda traremos mais novidades como a série em título da Grafic PADA. Fonte e texto: http://www.prismarte.com.br. EMT - Divulgação

Cartunista Moacir Torres faz palestra no Colégio Escala

Foto: Doraci Torres (EMT)

O cartunista e escritor Moacir Torres esteve na última quarta (25) fazendo uma palestra para alunos e professores do “Colégio Escala” em Indaiatuba (SP). Cerca de 200 alunos dos períodos da manhã e tarde participaram do evento. O cartunista contou sobre seu trabalho, sobre a oficina ministrada no Casarão Pau Preto e sobre a Turma do Gabi, sua principal criação. No final os alunos fizeram perguntas ao autor e receberam suas revistas autografadas. Fotos do evento estão neste link: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.227937953886422.72175.100000106560906 Texto: Joby Lee (EMT)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

GIBITECA - DOAÇÃO DE GIBIS!

A Gibiteca Escolar da E.M. Judith Lintz Guedes Machado de Leopoldina (MG), está em novas dependências e precisa de novas Revistas em Quadrinhos. Quem tiver Gibis que possam ser doados, eles estão aceitando para aumentar o acervo. As doações podem ser enviadas para o seguinte endereço: E. M. JUDITH LINTZ GUEDES MACHADO - GIBITECA ESCOLAR - AVENIDA DOS EXPEDICIONÁRIOS, S/N - JARDIM BELA VISTA - BAIRRO BELA VISTA - CEP: 36700-000 LEOPOLDINA – MG. Visite o site da Gibiteca: www.gibitecacom.blogspot.com. EMT Divulgação

TV - Banca de Quadrinhos # 82 – Fierro Brasil

Divulgação

A edição 82 do programa Banca de Quadrinhos destaca o lançamento da Fierro Brasil, coletânea de trabalhos de autores argentinos de destaque, lançada pela Zarabatana Books. Em papo exclusivo, o editor Claudio Martini conta sobre os bastidores e planos da editora para com a Fierro Brasil. Em outra entrevista, os brasileiros Danilo Beyruth e Gustavo Duarte contam sobre a experiência de colaborar com a Fierro. Depois, o programa relembra uma entrevista com o argentino NIK, autor de Gaturro. Banca de Quadrinhos é um programa apresentado por Daiane Crepalde, Carlos Eduardo Novaes e Rodrigo Febronio. O programa vai ao ar toda quarta-feira às 19h pela BLUETV (Canal 18 da TVA - São Paulo) e também pode ser visto aqui e aqui. Fonte: www.bigorna.net. EMT - Divulgação

terça-feira, 24 de maio de 2011

FIQ 2011 em Novembro - Belo Horizonte - MG

Em construção, blog do FIQ anuncia Eddie Berganza, editor da DC, e publica entrevista com Danilo Beyruth

Um dos grandes e mais aguardados eventos desse ano com certeza é o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos –, que acontecerá em Belo Horizonte em Minas Gerais entre os dias 9 a 13 de novembro. O evento já começa a dar notícias em seu blog oficial, que não está totalmente finalizado, mas que começa a já dar a cara da programação do evento que nessa edição retorna ao seu lar original, a Serraria Souza Pinto, tradicional centro cultural de Belo Horizonte. Já é possível conferir biografias de alguns nomes confirmados como C. B. Cebulski, Cyril Pedrosa, Jill Thompson, Kelly Sue DeConnick, Matt Fraction e Park Sang-sun, mas ao todo já são mais de 50 profissionais confirmados. Veja o texto na íntegra no site: www.impulsohq.com.br. EMT - Divulgação

Lançamento - Rafe - Resolvendo uma História

Maiores informações e vendas: www.bodegadoleo.com.

Lançamento - Meteoro # 03 - Roberto Guedes

Saiu mais uma bela edição da revista Almanaque Meteoro, publicação autoral de ROBERTO GUEDES.
O Guedes todo mundo já conhece pelos inúmeros e deliciosos artigos sobre HQ, dos seus livros sobre o assunto e das inúmeras revistas e publicações que já editou ou traduziu, mas hoje o assunto é o Almanque Meteoro número 3 e a capa que eu tive o prazer de fazer. Antes que eu me esqueça, a cor criativa e espetacular que valorizou demais a capa é de JOSÉ BORBA. O que eu também acho incrível no Guedes é que ele como autor e editor está sempre em busca de algo... Sempre atento nos detalhes e procurando acertar tudo. Se os editores que conhecemos fossem assim teríamos belas publicações nas bancas e não tanta coisa vergonhosa que assombra a gente todos esses anos... Esta capa, por exemplo, o resultado é puro Guedes; uma busca constante pela melhor solução, pelo impacto, sem esquecer a beleza gráfica e tudo mais. Pra vocês terem uma pequena idéia, eu trabalhei sobre uma rafe dele, sobre uma idéia pré-concebida... Cada detalhe. Foi assim que foram feitas as grandes capas da era Stan Lee/Jack Kirby e Cia... É assim que são feitas as coisas que duram, que são eternas influências ou formadoras de opinião... Texto: Sebastião Seabra. Maiores informações no site do Roberto Guedes:
http://guedes-manifesto.blogspot.com. EMT - Divulgação

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lançamento - O roteiro nas histórias em quadrinhos - Amapá

Dia 17 de junho o SESC Centro (Amapá) será palco do lançamento do livro O roteiro nas histórias em quadrinhos (editora Marca de Fantasia) de autoria de Gian Danton. Na ocasião o autor estará autografando também a coletânea Spectra, com contos sobre fantasmas, a coletânea Alter Ego, com histórias de heróis com poderes, e o livro Introdução à metodologia científica. Maiores informações: http://roteiroquadrinhos.blogspot.com. EMT - Divulgação



A capa do álbum "Auto da barca do inferno"

Laudo Ferreira - Divulgação

Finalmente a Editora Peirópolis fechou a edição do àlbum "Auto da barca do inferno", edição aliás, feita no capricho, o que tornou o resultado muito bom, é aguardar pra conferir. Em postagens anteriores comentei sobre esse meu novo trabalho que tem o compadre Omar Viñole nas cores. Essa versão de "Auto da Barca do Inferno" em quadrinhos traz o texto de Gil Vicente na íntegra e em português de Portugal antigo, o que sem dúvida, irá aproximar mais o leitor da obra original. Logo deverá chegar à livrarias, por enquanto uma amostra da capa. Texto: Laudo. Visto no site: http://bandamamao.blogspot.com. EMT - Divulgação

IV Diálogos com Literatura - Festival da Mantqueira


Lembram-se do Festival da Mantiqueira de 2010? Arnaldo Antunes, André Vianco e Ferreira Gullar ao lado de Leandro Reis, Rita Elisa, Wilson Moraes e Daniel Pedrosa, além de muitos outros autores reunidos em uma comarca com clima interiorrrr. Comida ótima, clima excelente e paisagem deslumbrante, tudo regado à literatura? Então, ele está para acontecer novamente! O evento ocorre dias 27, 28 e 29 de Maio e você está convidado a comparecer! O Festival é um evento imperdível, apesar de pequeno quando comparado a uma Bienal. Diferente das grandes feiras, o festival é muito mais um passeio de fim de semana do que uma ida às compras. O reflexo disto se vê nos locais de vendas de livros: Apenas 2! Uma livraria com preços razoáveis e o espaço da Fundação Cultural, onde você pode comprar os livros dos autores que moram em São José dos Campos. Veja o texto completo e a programação do evento no site: http://grinmelken.blogspot.com. EMT - Divulgação

Lançamento - Apache # 06 - Tony Fernandes

A EDITORA AS AMÉRICAS CUMPRE SUA PROMESSA!

Entrar em forte Riley, sem chamar a atenção, para eliminar o perverso capitão James - que tinha em mente a extinção de todas as nações peles-vermelhas, para vingar a morte de seu pai, e que usa como desculpa caçar a índia assassina que matou o major Benjamim - ver edição #5 -, um psicopata, "colecionador" de índias, de índole duvidosa -, este é o objetivo da guerreira vingadora, que no primeiro episódio (edição # 5), deduziu que esta seria uma tarefa impossível para ela executar. Mas, completamente viável para a bondosa e aparentemente inofensiva irmã Maria, assim que viu Luís, o mexicano, fazendo entregas de provisões em forte Riley. No segundo episódio, que já está nas bancas, você verá irmã Maria e Luís no forte, enquanto o conflito insano iniciado pelo homem em comando em forte Riley toma proporções imensas por todo o território, quando outros fortes também entram em ação. E, por fim, o amigo leitor, vai poder ver o confronto entre a justiceira Apache e o cruel capitão James, um militar obcecado por vingança e duro na queda. Uma HQ imperdível. Já nas bancas! Complete sua coleção! Confira! Maiores informações e texto completo: http://www.meuheroi.com.br/. EMT - Divulgação

Lançamento - Oi! O Tucano Ecologista

Saiu à primeira edição de Oi! O Tucano Ecologista, do desenhista e escritor Fernando Rebouças. O personagem e sua turma já apareceram em três livros do autor e suas tiras já saíram em mídia impressa nos EUA, Inglaterra e Moçambique. Na revista de estreia, o tema é sobre o temido efeito estufa. O valor do gibi é R$ 5,90 + frete (como carta registrada) e pode ser adquirido em livrarias especializadas do Rio de Janeiro ou n site: http://www.loja.oiarte.com/. Visto no www.bigorna.net. EMT - Divulgação

Festival de animação “Criança Entra X Criança não Entra” (SP)

Entre os dias 20 e 29 de maio, a mostra de animação exibe filmes para adultos e crianças; Encerramento terá quinta edição do Cinetério

Para desfazer de vez a ideia que algumas pessoas ainda têm sobre animação ser programa somente para o público infantil, os Centros Culturais da Juventude Ruth Cardoso e São Paulo e o Cine Olido exibem, entre os dias 20 e 29 de maio, a mostra “Criança Entra X Criança Não Entra”. A programação reúne alguns dos melhores desenhos animados, clássicos e contemporâneos, e é dividida em sessões para adultos e para o público mirim.
Estão presentes na mostra longas-metragens que marcaram presença nos festivais de cinema de Cannes, Berlim e Veneza e em grandes eventos que dão destaque para a animação, como Annecy (França), Fantasia (Canadá) e Japan Awards (Japão). A seleção reúne também trabalhos de duas produtoras que têm se destacado no segmento: a polonesa Platige Image e a francesa Folimage, que traz um programa de curtas premiados, além de dois longas do mestre francês da animação, Jacques-Rémy Girard.

Outro importante centro de desenhos animados da atualidade, o Japão, está representado com filmes como “Summer Wars”, de Hosoda Mamoru. Realizado pelo mesmo diretor do elogiado “A Garota Que Saltava no Tempo”, o longa conta a história de um rapaz acusado injustamente de piratear o mundo virtual e que tem a missão de impedir que esse colida com o mundo real. A produção faturou praticamente todos os prêmios da academia japonesa em 2009.
No último dia da mostra, acontece a quinta edição do “Cinetério”, evento que leva projeção de filme e shows para a praça do cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, em frente ao CCJ Ruth Cardoso. A abertura será comandada pelo DJ alemão Tomash, criador da festa Voodoohop. Na sequência, será exibido o longa sueco “Metropia”, de Tarik Saleh, que tem as vozes dos atores Juliette Lewis, Vincent Gallo e Alexander Skarsgard (o vampiro Eric da série “True Blood”). A sessão ganha visual especial com projeções e iluminação. A banda britânica Fujiya & Miyagi faz o show de encerramento.
Confira a programação completa:
criança entra ou criança não entra

Serviço:
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso. Centro. Tel. 3397-4002. Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171.

De 20 a 29 de Maio. Ingressos gratuitos no CCJ Ruth Cardoso. Na Galeria Olido e no Centro Cultural São Paulo, o valor do ingresso é R$1.
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br. EMT - Divulgação

sábado, 21 de maio de 2011

Clube de Autores - 2 Anos

No último dia 15 de maio, o Clube de Autores completou oficialmente 2 anos de vida com muita história contada e, claro, a contar! Nesse período, foram inscritos mais de 7 mil autores, um acervo de aproximadamente 7.500 títulos e muitas dezenas de milhares de exemplares vendidos. Somente no último ano, inúmeras ações, projetos e iniciativas foram desenvolvidas pelo Clube de Autores com o intuito de proporcionar a difusão, valorização e o acesso à cultura, além de criar um espaço digno para o autor independente. Ações e iniciativas, aliás, que resultaram num crescimento de 150% no número de novos autores e 170% no número de novos títulos publicados em 2010. Inovações e Novidades em 2011 - Com o objetivo de manter o crescimento e favorecer ainda mais os autores que desejam ingressar no mercado editorial, o Clube trabalha sem parar no desenvolvimento de melhorias contínuas através da criação de novas ferramentas, como a possibilidade do leitor “degustar” mais páginas da obra que deseja adquirir, a contagem de visitas às páginas dos livros e, claro, a possibilidade de se concentrar dados, notícias e formas de contato com o escritor na “Página do Autor”. Em fevereiro, foi lançada a possibilidade de se publicar também como livro eletrônico e, em poucas semanas, o Clube de Autores se tornou o maior acervo de ebooks independentes do Brasil, com mais de 1.900 títulos à venda no formato. Na área cultural, seguiram incentivando iniciativas como a da prefeitura municipal de Votuporanga, interior de São Paulo. Patrocinaram o 1º Festival Literário de Votuporanga e fizeram a curadoria do evento, levando nomes importantes da literatura nacional como do escritor Ignácio de Loyola Brandão, Fabrício Carpinejar, Lourenço Mutarelli, Frederico Barbosa, Katia Canton, entre outros. Através da página no Facebook, realizaram a transmissão de todas as apresentações e debates que aconteceram no evento e alcançou uma audiência de mais de 40 mil pessoas nas redes sociais. II Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea - Para marcar os dois anos de atuação, foi lançado a primeira fase do II Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea. Nesta primeira etapa, que termina no dia 10 de junho, os autores poderão inscrever suas obras através do site. Elas serão avaliadas pelos usuários que darão notas de 1 a 5 para a capa e para a sinopse. As dez obras mais votadas serão julgadas por um júri especializado que irá avaliá-las baseado no estilo, correção, fluidez e qualidade de conteúdo. O resultado final será divulgado no dia 24 de junho. Quer comemorar com a gente? Então se inscreva no II Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea e faça a sua obra ser mais vista por todos! (Release) EMT – Divulgação

Tony Fernandes entrevista Antonio Cedraz

ENTREVISTA: ANTONIO CEDRAZ, O CRIADOR DA TURMA DO XAXADO, A SÉRIE DE HQ MAIS BRASILEIRA DE TODAS!

Confesso que sempre admirei e sempre desejei entrevistar este cidadão (CEDRAZ). O entrevistado de hoje é mais um guerreiro do nordeste. É gente de fibra, gente de garra, gente que está aí há muito tempo batalhando para implantar seus personagens. O bate popa de hoje é com gente que faz acontecer. E,como já era de se esperar, seu traço e seus carismáticos bonecos cômicos hoje são bem conhecidos no Brasil e até fora do país. É com grande satisfação que trago a baila o depoimento deste grande mestre das histórias em quadrinhos infanto-juvenis
Veja a entrevista completa em http://tonyfernandespegasus.blogspot.com. (release) EMT CULTURA